Pages

quarta-feira, 11 de julho de 2012

É preciso ser arrojado

Se comprometer a ser um agente do mundo político é preciso, também, compreender que a partir de tal decisão passa-se a estar desprovido de certas mordomias e momentos de ócio. Ser um homem, ou mulher, público é estar à disposição dos cidadãos e cidadãs.

Em relação ao mandato, só muda as questões de ordem, de funções; pois se é executivo (prefeito, governador ou presidente) se tem as funções de ordenar despesas, executar obras, cumprir compromissos, como pagar os funcionários e fornecedores, e se decidir ser transparente; colocar à disposição da população e da câmara os créditos e debitos públicos.

Caso seja legislativo (vereador, deputado ou senador), as funções vão para um outro patamar; pois cabe a estes a função de elaborar as leis, fazer requerimentos, indicações, e acima de tudo, é primordial o papel da fiscalização. É dever do parlamentar fiscalizar o dinehiro público.

VEREADOR

Como estamos tratando no momento de eleições municipais vamos nos prender ao papel de uma das figuras deste jogo: o vereador.

É papel do vereador visitar às comunidades (povoados, distritos, bairros e ruas do centro) e junto a estas elaborar seus projetos. É também salutar propor audiências públicas com as comunidades, para junto com estas propor soluções para os problemas que os afetam.

É papel do vereador elaborar leis que venham melhorar a vida da população, fazer indicações ao prefeito no sentido de que este venha realizar obras e lançar ações que mudem para positivo a vida de cada pessoa do município.

Por último é vital que o vereador jamais fuja à sua responsabilidade principal que é o de fiscalizar as verbas públicas. Pois se o dinheiro é público é do povo, e sendo do povo, este povo deve saber quanto entrou nos cofres da prefeitura, quanto saiu, quando e para que, pois é o povo o patrão, o dono do dinheiro público. O dinheiro público é oriundo dos impostos que pagamos, e este deve voltar em forma de benefícios.

Me proponho a ser o seu representante, o seu advogado, vereador, o defensor dos seus direitos, o fiscalizador dos seus recursos... E mais, pretendo sim, tendo a graça de ser eleito; não ficar simplesmente indo à câmara às terças feiras, mas ir também à São Luís (Brasília) em busca de recursos juntos aos deputados ligados à nossa pessoa, para quando aqui chegar, poder divulgar o que conseguimos, fazer os projetos, dá conhecimento ao prefeito dos recursos empenhados para que possamos trazer à população as obras e ações de que tanto necessitam. É COMPROMISSO!!!

CARLOS FERREIRA
11 222
JUVENTUDE E COMPETÊNCIA


0 comentários:

Postar um comentário